PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 32609 > TRÁFEGO AÉREO DECEA PARTICIPA DE EVENTO SOBRE SEGURANçA DA INFORMAçãO NO CONTROLE DO ESPAçO AéREO

TRÁFEGO AÉREO

DECEA participa de evento sobre segurança da informação no controle do espaço aéreo

Publicado: 2018-08-21 18:30:00
Workshop sobre Segurança Cibernética ocorreu em São Paulo

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), representado pelo Coronel Aviador da reserva Leandro Costa de Andrade, expôs sua abordagem frente aos desafios de segurança da informação para a infraestrutura de controle do espaço aéreo no Workshop de Segurança Cibernética, no dia 13 de agosto, em São Paulo (SP).

O DECEA integrou o painel com o tema "As Iniciativas de Segurança Cibernética na América Latina". O Coronel Leandro discorreu sobre o Programa Sirius Brasil, que se fundamenta no emprego de soluções estratégicas para a evolução permanente do gerenciamento do tráfego aéreo brasileiro, associado às necessidades do meio ambiente. O programa reúne um conjunto de empreendimentos agrupados em diferentes áreas, que sintetizam os objetivos estratégicos e contribuem para a modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e a consolidação dos benefícios esperados pela sociedade com a evolução do Sistema ATM (Gerenciamento de Tráfego Aéreo) Nacional.

Algumas das preocupações do DECEA com o sistema de controle do espaço aéreo, principalmente com relação ao protocolo aberto do ADS-B (Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão) - que está sendo implantado na Bacia de Campos, foram tema da apresentação do Coronel Leandro, da Divisão de Tecnologia e Segurança da Informação do Subdepartamento Técnico. "O DECEA visa garantir a continuidade da segurança operacional, protegendo seus dados, sistemas e reputação. O DECEA, como responsável pelo controle de tráfego aéreo brasileiro, possui publicações em eventos científicos sobre o assunto", ressaltou o Coronel Leandro.

Formado em Engenharia pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Coronel Leandro destacou o cenário de ameaças cibernéticas na aviação e falou das ações do DECEA no gerenciamento de tráfego aéreo para uma região que é cinco vezes a aérea da União Europeia. "É um desafio diário, mas prestamos para o usuário do transporte aéreo um serviço de segurança com excelência. Graças aos nossos parceiros, temos o que há de mais novo em tecnologia para auxiliar possíveis ataques cibernéticos”, afirmou.

Workshop

O evento, promovido pela SITA, empresa pioneira em telecomunicações internacionais para o setor de transporte aéreo, teve a presença de especialistas e associações que destacaram tópicos desafiadores e pertinentes das áreas de tecnologia da informação e de aviação.

Além do DECEA, o workshop contou com apresentações da Associação de Transporte Aéreo da América Latina e do Caribe (ALTA), da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e da Secretaria de Aviação Civil (SAC).

Fotos: SITA